Happy Aura - Produção e circulação da arte contemporânea fora do eixo

O Happy Aura dessa semana levanta o tema Nomadismos, agenciamentos e redes colaborativas: produção e circulação da arte contemporânea fora do eixo.

Duas capitais brasileiras concentram os recursos mais expressivos de editais de fomento, grandes exposições, galerias, museus e espaços de formação. Essa configuração força artistas de diversas regiões se deslocarem para o eixo hegemônico Rio-São Paulo.

Com a pandemia, observamos o esgotamento de um sistema de arte pautado no extrativismo neoliberal, que celebra um modelo laboral baseado em dois imperativos: a hipermobilidade e a precarização. Se faz urgente pensar em termos locais, sem ser provinciano. Privilegiar projetos com menores escalas, mas aberto a toda forma de alteridade. Pensar novos caminhos que nos conduzam a um envolvimento cada vez maior com nossas comunidades. Como colaborar na construção de redes solidariedade artísticas e de ecossistemas culturais democráticos e autônomos fora dos centros hegemônicos?

Para esse bate-papo convidamos dois artistas, Emanuel Monteiro (PR) e João Angelini (DF), que por estarem baseados fora dos eixos hegemônicos e comprometidos com esses questionamentos, nos ajudarão a pensar e adensar esse debate. A conversa será mediada por Fabricia Jordão (PE).

 

Fabrícia Jordão é curadora, pesquisadora e professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Emanuel Monteiro é professor no curso de Artes Visuais da UFPR, doutorando em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, e desenvolve pesquisa em desenho, pintura, livros de artista e em menor frequência, instalações e obras tridimensionais. É representado pela Galeria Mamute.

João Angelini é artista plástico e pesquisador. Tem nas questões processuais, nas reflexões dos modos de fazer, limites e convergências de linguagens e técnicas o maior ponto de partida para suas pesquisas, com desdobramentos em diversos meios, como animações, vídeos, fotografias, performances, pinturas, gravuras, teatro e música.

 

Data: 03/07 (sexta-feira)

Horário: 18h

O Happy Aura é uma sala on-line de acesso livre pela Plataforma Zoom.

Os acessos são limitados. Inscreva-se aqui para receber o link da sala.

DATA

03 de julho de 2020

HORÁRIO

18h

LOCAL

Plataforma Zoom

×