Instalação Balanços Nordestinos na Galeria Aura

POSTADO: 30/08/2018

Instalação Balanços Nordestinos na Galeria Aura

As cadeiras com fios de plástico, tão comuns em cidades do interior do Brasil, surgem com roupagem moderna na coleção Spaghetti, assinada pelo artista e designer Fabio Melo.

Melo apresenta as peças na galeria Aura, em uma instalação lúdica, chamada Balanço Nordestino. Lá, elas surgem suspensas, em alusão a um comentário em sua cidade, de que estar naqueles móveis era como se sentar no ar, devido à passagem do vento.

Os visitantes podem ver os móveis durante a realização da DW, já que a atividade integra a programação do festival de design. Hoje (30) e sexta (31), a exibição acontece das 10h às 19h. No sábado (1º) e domingo (2), das 11h às 17h. A entrada é gratuita e, na sexta, também ocorre um coquetel aberto ao público.

Melo, que mora em Goiânia (GO), conta que suas referências vêm da infância em Caruaru (PE). Lá a conversa rolava soltava nas cadeiras, que na região, é apelidada macarrão. Nessa releitura, ele manteve as cores vibrantes, mas descartou as formas sinuosas.

“Traduzi para uma linguagem contemporânea, minimalista e cheia de arestas. Gosto mesmo é do pouco traço”, afirma.

Os nomes das peças são outro atrativo: todos têm relação com a sua família. A cadeira Beatriz e a banqueta Luíza são homenagens às suas filhas. A mesa Augusta fala de sua mãe. O carrinho de chá Eloína, da mãe. A poltrona Lorena, por último, encontra significado em uma grande amiga.

COMPARTILHE:
categorias: Agenda