ArtRio 2018

artista(s): Lilian Maus

A Galeria Aura participa pela primeira vez da ArtRio com solo da artista Lilian Maus, no do setor Brasil Contemporâneo, novidade desta edição da feira. O programa visa reunir projetos individuais de artistas residentes fora do eixo Rio-São Paulo e tem curadoria de Bernardo Mosqueira.

Lilian busca traçar, através de suas obras, uma profunda investigação sobre a fenomenologia da paisagem. Desde 2012, quando transferiu seu ateliê para Osório, a artista produz seu trabalho a partir da interação com esse lugar. Suas pinturas são uma espécie de travessia entre as experiências do estúdio e as incursões que realiza na paisagem natural, a partir de caminhadas, navegações e vôos livres.

No estande BC1, Lilian apresenta a instalação "Pintura aos Peixes", cujo fio condutor é a água. A instalação é um desdobramento da exposição individual que a artista apresentará na galeria no final de outubro, com curadoria de Marcio Harum.

 

Documentário sobre o processo de criação do filme Travessia e das pinturas que integram a exposição OLHO D'ÁGUA, da artista Lilian Maus, exibida em outubro de 2018, na Galeria Aura - Wizard, 397, São Paulo/SP.

O projeto solo para a ArtRio é um desdobramento dessa exposição. No documentário, realizado em parceria com Muriel Paraboni, há entrevistas com a artista e com os moradores da região que relatam suas experiências fantásticas na Lagoa dos Barros a partir do relato da lenda na noiva.

Créditos: Direção de imagens: Muriel Paraboni / Concepção: Lilian Maus / Fotografia: Marcus Jung / Captura de som: Edu Bocchese / Montagem: Thais Fernandes / Parceria: Galeria Aura / Entrevistados: Anildo Pereira, Miguel Rodrigues, James e Marilene Souza, Pedro dos Santos, Marina Raymundo, Euclides Machado.

- -

SOBRE A ARTRIO

Reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina, a ArtRio é uma oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas em uma seleção especial das principais galerias do país e do mundo. A Feira de Arte do Rio de Janeiro apresenta sua oitava edição entre os dias 26 a 30 de setembro de 2018, na Marina da Glória.

Em 2018, a ArtRio apresenta oito programas. O PANORAMA reúne as galerias já estabelecidas no circuito internacional de arte. Galerias jovens apresentam projetos com uma curadoria experimental concebidos especialmente para a feira no VISTA. Já o SOLO trará projetos expositivos especiais com um recorte das coleções de Genny Nissenbaum e Mara Fainziliber.

Com curadoria de David Gryn, o segundo ano do MIRA reúne, além de obras de videoarte, a música ao vivo do DJ inglês Max Reinhardt. O BRASIL CONTEMPORÂNEO é dedicado a artistas fora do eixo Rio – São Paulo. Em sua primeira edição, o programa tem curadoria de Bernardo Mosqueira.

Dedicado ao design, o programa IDA ganha novo formato em 2018 com a curadoria de Renato Tomasi. E o PALAVRA, com curadoria de Claudia Sehbe e Omar Salomão, mostra como a palavra – escrita e falada – está presente nos diferentes processos de criação da arte.

A feira ainda promove a sexta edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que tem como objetivo descobrir, fomentar e difundir a produção de artistas visuais com até 15 anos de carreira.

A ArtRio contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte e tem também um forte papel de pólo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias, estimulando o colecionismo, a formação de público e a promoção de artistas jovens. Desta forma, a feira constrói um legado artístico para o público brasileiro, ávido por consumir arte e cultura. Enviar uma mensagem

ESTANDE

BC1

REALIZAÇÃO

ArtRio, Feira de Arte do Rio de Janeiro

DATAS

Preview: 26 de setembro de 2018 Abertura ao público: de 27 a 30 de setembro de 2018

LOCAL

Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória, Rio de Janeiro

×