Plano B

artista(s): Renato Custodio

Como parte da programação do Art Weekend SP 2019, está marcada para dia 9.11 a abertura da exposição Plano B, do artista paulista Renato Custodio.

A mostra reúne fotografias realizadas em filme cromo de médio formato – usando múltiplas exposições e revelação em processo cruzado –, as quais têm como referente a arquitetura moderna de Brasília, especificamente os edifícios de Oscar Niemeyer na capital federal.

Atingindo um resultado abstrato-geométrico e de cores não-realistas, o artista trabalha na sobreposição de ângulos dessas construções, lançando potenciais reflexões sobre a criação de pontos de fuga literais e figurados, achatamentos e mudanças de planos.

 

Renato Custodio (São Paulo, 1981) trabalha nas interações entre fotografia, intervenção urbana, escultura, instalação e som. Fotógrafo editorial com uma sólida trajetória dedicada à captura de manobras do skate em ambientes urbanos, Custodio segue uma linha coerente na execução de seus projetos artísticos, que conferem à técnica fotográfica um lugar destacado na mesma medida em que avançam em sua função de registro para utilizá-la como veículo de abstração de formas e, posteriormente, de inspiração para a construção de dispositivos tridimensionais. Suas imagens fotográficas estão ligadas à materialidade das técnicas analógicas e à exploração das transparências e camadas, por meio das quais o artista se volta aos elementos arquitetônicos em uma postura de atenção aos detalhes herdeira do racionalismo formal das correntes abstrato concretas do século XX. Em paralelo à captura/confecção de imagens bidimensionais, Custodio supera a planaridade das superfícies ao projetar esculturas geométricas relacionais e costurar a instalação dessas peças em lugares propícios à prática do skate, tanto no espaço público da cidade quanto em ambientes expositivos específicos do campo da arte. Ao embaralhar manobra, escultura e instalação, Renato Custodio convida diferentes atores culturais a uma conversa performática que enriquece o trabalho de arte na mesma proporção em que lhe confere marcas de uso, possibilitando uma obra participativa que não prescinde do enigma próprio do objeto artístico.

ABERTURA

09.11.2019, das 11h às 20h (Art Weekend SP)

LOCAL

Galeria Aura (Rua Wisard, 397 | São Paulo/SP)

VISITAÇÃO

de 10.11 até 07.12

×