Favicon 53c4217df509e8880074b6dd49fcda0a9119b0db701d41d3cefd130ec3895c95

Zona Quente na Garagem Aura

POSTADO: 23/08/2017

Zona Quente na Garagem Aura

Alexandre Copês e Carolina Marostica desenvolvem entre os meses de agosto e setembro o projeto de residência-laboratório Zona Quente. Já há bastante tempo, os artistas partilham interesses e travam diálogos sobre seus processos de pesquisa. Para essa terceira edição da Garagem Aura, tendo em vista a convergência de suas produções, os dois artistas decidiram instaurar o que chamam de “área de descontaminação”, voltada à procura do estranho em nosso cotidiano.

De 28 de agosto a 8 de setembro, será possível visitar o trabalho site specific dos artistas que estará em estado de constante transformação. Curadores, críticos, jornalistas e todos os demais interessados estão convidados a agendarem suas visitas pelos e-mails alexandrecopes@gmail.com e marosticacarolina@gmail.com. E, no dia 9 de setembro (sábado), das 16h às 18h, será realizado o evento de encerramento aberto ao público. É necessário confirmar presença pelo e-mail info@aura.art.br.

O título do projeto vem do termo Hot Zone utilizado na ciência e que ficou popularizado com o livro “The Hot Zone: A Terrifying True Story” (1995), de Richard Preston. Zona Quente designa um território com alto risco de contaminação, seja ela química, nuclear ou biológica. Na proposta de Copês e Marostica, circundam as ideias de risco, de desorientação e do inesperado. Busca-se sinais do desconcertante, “fragmentos que sinalizam a indistinção entre natural e artificial. O elemento surreal na realidade. Um sinal de contaminação no ambiente, um disparador do caos, a iminência do desmoronamento. Esse instante em que a realidade se descola e não sabemos de onde viemos. O imperceptível que pode virar monstruoso.”, afirmam os artistas.

A ação também se estabelece a partir da plataforma on-line http://cargocollective.com/zonaquente, onde podem ser encontrados registros do processo de criação, referências, uma playlist temática e também o canal da NASA para acompanhar ao vivo a Estação Espacial Internacional.

 

Sobre a Garagem Aura

A Garagem Aura é o espaço experimental da galeria na cidade de Porto Alegre/RS. Na garagem, os artistas da plataforma (www.aura.art.br) são convidados a desenvolver projetos artísticos livremente. Durante o período de produção, eles recebem visitas de curadores, colecionadores, jornalistas e demais interessados, como uma maneira de trocar e desenvolverem as suas poéticas. Ao final, é realizado um evento para apresentação do resultado ao público. Foram realizadas duas edições, a primeira, “Habita Fúrias” com Letícia Lopes e, a segunda, “Tudo o que meu corpo toca” com Louise Kanefuku.

 

Serviço:

Zona Quente – 3ª Edição Garagem Aura (POA/RS)

Visitação: De 28 de agosto a 8 de setembro de 2017, sob agendamento pelos e-mails alexandrecopes@gmail.com e marosticacarolina@gmail.com

Encerramento: 9 de setembro de 2017, das 16h às 18h. Confirmar presença pelo e-mail info@aura.art.br

Mais informações: info@aura.art.br
 
 
 

COMPARTILHE:
categorias: Exposição , Artista