Visita à Bienal de São Paulo

Com Carolina Cordeiro e Paola Fabres

O encontro se dará no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, onde estará ocorrendo a 33ª Bienal de SP "Afinidades Afetivas". A visita irá estimular o debate sobre a edição, suas proposições curatoriais e pensamento expositivo. Além de uma visita guiada que prevê a discussão sobre alguns artistas e obras emblemáticas da mostra, o encontro será dedicado a pensar os formatos das bienais e dos grandes eventos, bem como a lógica de seleção, valoração e legitimação da arte contemporânea.

Conteúdo programático:

  • Bienais e Bienal de São Paulo;
  • A arte contemporânea e a instituição;
  • Sistema de valores e reconhecimento;
  • Pensamentos curatoriais: necessita-se um tema?
  • 33ª Afinidades Afetivas;
  • Espacialidade, expografia e relações.

 

 

Carolina Cordeiro é artista plástica e pesquisadora. Doutoranda do departamento de Artes da Escola de Comunicação e Artes da USP, Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Já participou das residências artísticas: Red Bull Station, SP, 2016; Homesession, Barcelona, 2011; Glogauer, Berlim, 2009; Além de diversas mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Paola Fabres é pesquisadora, crítica e curadora independente. Faz parte do grupo de críticos do CCSP e é doutoranda em História, Crítica e Teoria da Arte pela ECA-USP. Foi diretora do projeto Idea da Manhã (plataforma de videoconferências sobre arte contemporânea na América Latina), organizadora das residências Comunitária (Lincoln, Argentina, 2016 e 2017) e Habeas Data IV (São Paulo, Brasil, 2017), foi co-coordenadora do espaço de residência Uberbau_house e consultora de arte contemporânea do Ponto Digital: Trienal das Artes (Sesc Sorocaba, 2017). Entre seus projetos curatoriais, destacam-se a mostra Reabito (Galpão, Porto Alegre, 2014), Arquivo 17 (MIS, Campinas, 2017) e Vôo Raso, individual da artista portuguesa Rita Gaspar Vieira (Fidalga, São Paulo, 2018). É também fundadora e editora da revista Arte ConTexto (2013-), junto com Talitha Motter.

 

Investimento

R$ 180,00

Horário

Das 14h30 às 18h00

Data

6 de outubro

Local

Parque Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Av. Pedro Álvares Cabral)

Ministrantes

Carolina Cordeiro e Paola Fabres

×