Grupo de estudos

Com Carolina Cordeiro e Paola Fabres

O grupo reúne artistas e pesquisadores que tenham interesse em debater sobre seus trabalhos e processos de construção. Além da orientação e do acompanhamento dos projetos de cada um, o grupo permite a ampliação de bagagem referencial, uma maior familiaridade com a história da arte e com a produção contemporânea e a viabilização de um espaço de discussão sobre o funcionamento do sistema das artes em São Paulo, Brasil e outras localidades. Serão também organizadas visitas e conversas em espaços institucionais como museus, galerias e ateliês, de forma a aproximar o aluno a dinâmicas de artistas, críticos, curadores e agentes da arte em geral.

Conteúdo programático:

(todos os encontros preveem o acompanhamento dos trabalhos individuais entre o grupo e debates sobre questões do campo da arte contemporânea)

  • A arte contemporânea e a história da arte;
  • Particularidades da arte e da cena da arte, hoje;
  • A produção artística nacional: momentos e nomes de peso;
  • As relações críticas, curatoriais e espaciais;
  • Projetos, editais, residências: como transitar e postular materiais;
  • O exercício da escrita e da conceituação.

 

 

Carolina Cordeiro é artista plástica e pesquisadora. Doutoranda do departamento de Artes da Escola de Comunicação e Artes da USP, Mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Já participou das residências artísticas: Red Bull Station, SP, 2016; Homesession, Barcelona, 2011; Glogauer, Berlim, 2009; Além de diversas mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Paola Fabres é pesquisadora, crítica e curadora independente. Faz parte do grupo de críticos do CCSP e é doutoranda em História, Crítica e Teoria da Arte pela ECA-USP. Foi diretora do projeto Idea da Manhã (plataforma de videoconferências sobre arte contemporânea na América Latina), organizadora das residências Comunitária (Lincoln, Argentina, 2016 e 2017) e Habeas Data IV (São Paulo, Brasil, 2017), foi co-coordenadora do espaço de residência Uberbau_house e consultora de arte contemporânea do Ponto Digital: Trienal das Artes (Sesc Sorocaba, 2017). Entre seus projetos curatoriais, destacam-se a mostra Reabito (Galpão, Porto Alegre, 2014), Arquivo 17 (MIS, Campinas, 2017) e Vôo Raso, individual da artista portuguesa Rita Gaspar Vieira (Fidalga, São Paulo, 2018). É também fundadora e editora da revista Arte ConTexto (2013-), junto com Talitha Motter.

 

Investimento

R$ 1050,00 (ou 3x de R$ 380,00)

Local

Galeria Aura Arte Contemporânea (Rua Wisard, 397, São Paulo/SP)​

Horário

Das 14h30 às 18h00

Data

De 20 de agosto até 05 de novembro (todas as segundas-feiras)

Ministrantes

Carolina Cordeiro e Paola Fabres

×