Curso com Ana Letícia Fialho

Este curso propõe analisar o funcionamento mercado de arte contemporânea no Brasil, suas características, seu desenvolvimento e expansão na última década, seu papel na formação dos valores artísticos, sua relação de interdependência com outras instâncias do sistema da arte, a atuação de seus agentes e seu grau de internacionalização, de forma a compreender as dinâmicas e desafios presentes, assim como as tendências (e incertezas) do futuro do setor.

Conteúdo Programático:

O curso abordará o funcionamento e o papel do mercado no sistema das artes no Brasil, em duas aulas, de cerca de 1h30.

Aula 1 - Introdução às principais referências e dados disponíveis para o estudo do mercado de arte no Brasil; o funcionamento do mercado e suas plataformas (galerias do mercado primário e secundário, casas de leilão, feiras, plataformas digitais, etc.), e a atuação de seus agentes (artistas, galeristas, marchands, leiloeiros, consultores, colecionadores...)

Aula 2 - O mercado da arte no Brasil e o mercado da arte global: especificidades, convergências e tendências

 

Datas: 6 e 7 de maio de 2020

Horário: 18h - 19h30

Valor: R$ 100

Inscrições aqui

* Será disponibilizada uma cota de ingressos com 40% de desconto para estudantes com comprovação de vínculo atualizado. Se esse é seu caso, envie um e-mail para info@aura.art.br anexando seu comprovante e solicitando o código promocional.

 

Ana Letícia Fialho é gestora cultural, professora e pesquisadora. Atualmente é professora visitante do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fez o Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (2016), Doutorado em Ciências da Arte e da Linguagem na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - HESS/Paris (2006), Mestrado em Gestão Cultural na Universidade de Lyon II (1999) e Bacharelado em Direito na UFRGS (1997). Foi Diretora do Departamento de Estratégia Produtiva da Secretaria da Economia da Cultura/Ministério da Cultura de 2016 a 2018, Gerente Executiva e Consultora do Programa Cinema do Brasil entre 2007 e 2019, Consultora em Inteligência Comercial e Coordenadora de Pesquisa do Programa Latitude de 2012 a 2019 e Curadora Executiva do Fórum Permanente de 2007 a 2013. Participou de diversas publicações, entre elas, Sociologia das artes visuais no Brasil (Ed. SENAC, 2012), O valor da obra de arte (Metalivros, 2014); Outras histórias na arte contemporânea (Ed. Paço das Artes, 2016). É co-organizadora, com Leandro Valiati, do Atlas Econômico da Cultura Brasileira (MINC/UFRGS, 2017), finalista do prêmio Jabuti em 2018.

HORÁRIO

18 - 19h30

DATAS

6 e 7 de maio

CURSO

O mercado de arte no Brasil: expansão recente, futuro incerto

×