Adesivo2019 peb

Luca Parise

Paris/França, 1991. Vive e trabalha em São Paulo/SP.

Paris/França, 1991. Vive e trabalha em São Paulo/SP.​

Luca Parise (Paris-França,1991) vive e trabalha em São Paulo. Desde 2014 trabalha e estuda no Atelier do Centro, onde é orientado pelo artista e pedagogo Rubens Espírito Santo. No Atelier do Centro, também exerce a função de contador, professor assistente e é membro do DESPACHO (escritório de arquitetura expandida do méthodo RES). O principal display de sua pesquisa é o espaço - seja no sentido stricto sensu (instalação e objetos), seja numa ideia de espaço ampliada (através de imagens, desenho ou gravura).

Entre 2016 e 2017, participou dos salões de arte contemporânea de Piracicaba e 42° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Ribeirão Preto. Em 2013, morou em Berlim onde frequentou aulas na Universität der Künste Berlin (UDK) e na Von Erlenbach Kunstschule. Em 2012, graduou-se em Ciências Atuariais na faculdade de economia e administração da USP. Empreendeu no mercado de arte através do Nail on Wall, plataforma que fundou e permitiu conhecer o circuito de arte nacional e internacional. No período, Frequentou cursos do departamento de artes plásticas (ECA-USP) com Tadeu Chiarelli, história da arte (FAU-USP), com Agnaldo Farias, Tomie Ohtake e Escola São Paulo.

 

***

 

Paris/France, 1991. Lives and works in São Paulo/SP.

Luca Parise ( Paris, 1991) lives and work in São Paulo. Since 2014 has been a member of Atelier do Centro, where he studies, works and is oriented by the artist and educator Rubens Espírito Santo. In Atelier do Centro, Luca also works as an accountant, assistant professor and is a member of DESPACHO (the expanded architecture office of  “méthodo RES”). His main display of research is the space - either stricto sensu (installation and objects) or in a expanded perspective of space (through images, drawing or etchings)

Between 2016 and 2017, he participated in the Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba and the 42° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Ribeirão Preto. In 2013 he attended the Universität der Künste Berlin (UDK) and Von Erlenbach Kunstschule.  In 2012 he graduated in Actuarial Science at USP (2011), he founded the Nail on Wall art platform, which allowed his intense rapprochement with the national and international art circuit. In the same period, he attended courses in the fine arts department of ECA-USP with Tadeu Chiarelli, at the FAU-USP, with Agnaldo Farias, and other courses at the Instituto Tomie Ohtake and Escola São Paulo.



Work aura luca parise sauna museu
Work aura luca parise sauna museu2
Work aura luca parise sauna museu3
Work aura luca parise cadernos
Work aura luca parise mulher
Work aura luca parise levante
Work aura luca parise cozinha
Work aura luca parise cozinha3
Work aura luca parise cozinha2
Work aura luca parise escultura
Work c pia de lp226
Work c pia de lp144 2
Work c pia de lp142
Work lp233 5
Work lp233 1


Videoinstalação AnalogKS, 2015

Alpedesiusi. 2016 | Screen recording em full HD para ser projetado | 01:07 min

whysoanxious. 2015 | Screen recording em full HD para ser projetado | 04:17 min

nefelibata. 2015 | Screen recording em full HD para ser projetado | 01:56 min

bezodiazepine. 2015 | Screen recording em full HD para ser projetado | 02:30 min

barenecessity. 2015 | Screen recording em full HD para ser projetado| 02:30 min

asd . 2015 | Screen recording em full HD para ser projetado | trabalho exibido na 375 gallery, Se...

dot . 2015 | Screen recording em full HD para ser projetado | trabalho exibido na 375 gallery, S...

Formação

​2015 - presente - ​Atelier​ ​do​ ​Centro​ ​-​ Discípulo do artista plástico Rubens Espírito Santo.

2016 - Assistente pedagógico de Rubens Espírito Santo no curso “Introdução ao Heidegger”.

2016 - Assistente pedagógico de Rubens Espírito Santo no curso “Arte e Espiritualidade” no espaço Ypsilone.

2016 - 2015​ - Satyros​ ​-​ Oficina de teatro performativo, diegético e mimético.

2015 - ​História​ ​da​ ​Arte​ ​-​ ​Rodrigo Naves.

2014 - Universität​ ​der​ ​Kunst​ ​(UdK)​ ​como aluno ouvinte.

2014​ - Von​ ​Erlenbach​ ​Kunstschule.

2014 - 2013 - Art​ ​Business​ na Escola São Paulo coordenado por Benjamin Seroussi.

2014 - História​ ​das​ ​exibições​, ministrado por Lisette Lagnado.

2013 - História​ ​da​ ​Arte​, ministrado por Agnaldo Farias.

2012​ - 2013​ - Pós graduação em Mediação em família - instituto familiae.

2014 - 2009 - Ciências Atuariais na Faculdade de Economia e Administração - Universidade de São Paulo.

 

Exposições coletivas

2017​ - 42°​ ​SARP​ ​–​ ​Salão​ ​de​ ​Arte​ ​de​ ​Ribeirão​ ​Preto​ ​Nacional-Contemporâneo.

2017 - Exposição​ ​Insider​ ​(Luca​ ​Parise​ ​e​ ​Inna​ ​Cymlich)​ ​na​ ​galeria​ ​Fita​ ​Tape.

2016 - 48ª​ ​Salão​ ​de​ ​arte​ ​Contemporânea​ ​de​ ​Piracicaba 2015​ ​/​ ​Exposição​ ​coletiva​ ​no​ ​Atelier​ ​do​ ​Centro.

2015 - Exposição​ ​coletiva​ ​na​ ​Gallery​ ​175​ ​(Coréia​ ​do​ ​Sul)​ - video ‘Asd’ (2014).

 

Residências

2017 - Residência​ ​e​ ​curso​ ​pequenas​ ​esculturas​ ​RES​ ​no​ ​Taller​ ​del​ ​Clot,​ ​Barcelona-ESP (Setembro).

2017 - Residência​ ​RE-USO​ ​na​ ​Praça​ ​Victor​ ​Civita,​ ​São​ ​paulo​ ​(Fevereiro - Março).

2017​ - Residência​ ​no​ ​Taller​ ​del​ ​Clot,​ ​Barcelona-ESP​ (​ janeiro).

2016 - Residência​ ​Eiffel​ ​artística​ ​e​ ​intelectual​ ​orientada​ ​à​ ​leitura​ ​de​ ​Lacan​ ​(outubro).

 

Publicações

2017 - Desenhos​ ​Luca​ ​Parise​ ​cartas​ ​ao​ ​mestre​ ​-​ ​Editora Vernacular.

2017 - Biblioteca​ ​Luca​ ​Parise​ ​-​ ​residência RE-USO.

Considerações sobre plástica

Carol Costa e Silva

Agosto de 2017

 

Essa cozinha é uma verdadeira suruba! A geladeira de ladinho com o armário…

Luca Parise

Essa frase do Luca sobre sua própria cozinha - criada por ele mesmo - foi uma das coisas mais bonitas que já o ouvi falar. Foi um verdadeiro e feliz discurso indireto livre: por alguns instantes, ele passou não mais a pensar, mas como os personagens de Luca – elementos de uma cozinha móvel: fogão, geladeira e armário em cima de um pallet com rodízios tornam-se seus personagens - dado que estes são seres que só podem sair de sua própria vida - e que sua criação só existe por uma extrema necessidade de ter uma vida melhor. Através de uma metempsicose com seres absolutamente sem cabeça - mas com bastante vida - Luca conseguiu a façanha de pegar-lhes emprestado um pouco dessa vivacidade – aparentemente - tão estranha a ele. Nesta metáfora brilhante, a geladeira e o armário, através da expressão de ladinho, entram claramente numa relação sexual; uma relação sexual entre objetos que não são sexuais nem se prestam a este tipo de serviço – uma relação sexual, que difere, portanto, de tudo que Luca pensa ser sexual; ou seja, numa única ação, há uma reunião de elementos díspares à própria ação, criando uma belíssima imagem!

___

Se Luca disser que sua cozinha é uma escultura, tornar-se-á ela escultura?

Se eu disser que este texto é um texto, ele se tornará um texto?

Se eu disser que ele é um poema, configurar-se-á, então, sua forma, na de um poema?

Se eu disser que ele é um pedaço de parede, irão as palavras corrererem para se enfileirarem por entre os tijolos, de modo a dar-lhes mais aderência uns aos outros?

Se eu não disser nada, saberá o texto então que ele é um texto?

Se eu não disser nada, saberei eu coisa sequer sobre sua constituição?

Poderei eu ler o que ele me diz, diferente de todo o dizer com o qual eu posso ter esbarrado?

Se eu então deixá-lo dizer, ele poderá se estender sobre mim, de modo que me obrigue a me estender também?

Se eu deixá-lo apenas ser, ele continuará a construir os cômodos que, lentamente, vem levantando - numa paz que eu não sei ter?

Se eu entender que não sou eu que tenho que deixá-lo ser, mas que devo me deixar para que ele o seja em mim, irei eu ser capaz de entender?

Não importa o que você seja, texto, e não importa também o que eu digo - cansei de me ouvir; quero ouvir - ver - o que você tem a dizer - sobre seu ser - mesmo que o que eu diga se deite em seus lençóis, sua pesada coberta o esmaga logo em seguida - suas construções são soberanas às minhas; sempre que você chega, tenho rodízios sob meus pés - que me fazem andar mais rápido - ou, às vezes, colunas altivas que se estendem sob meu rosto, deixando-me um pouco mais alta que minha mesquinhez – você faz de mim escultura - e é normal que depois que você vai embora, eu caia imediatamente no chão. Após ver suas paredes, colunas ou rodízios, posso dizer o quão plástico você é - e o quão sem palavras você me torna por assim ser.

Produzir | v. t. | pro + ducere.

Pro: diante de;

Ducere: levar;

A partir do significado da palavra produzir, quero estabelecer: antes - ou depois - de ouvir o que você tem a dizer, quero estar diante da ação de ser levada a este dizer pelo seu próprio dizer, pelo braço que o soar da sua voz constrói - por cada cano colorido dentro do qual uma palavra engatinha - por cada orifício que elas abrem; ou à morada deste dizer tão silencioso - tão pequenino - tão calmante; à morada cuja entrada ainda me é proibida, ainda me é escondida - é errante e movediça - mais ainda que eu mesma - mesmo com toda persistência - eu simplesmente não sei aonde ela está.

×