Favicon 53c4217df509e8880074b6dd49fcda0a9119b0db701d41d3cefd130ec3895c95
Fotoperfil le osombra

Léo Sombra

São Miguel/RN, 1986. Vive e trabalha em São Paulo/SP.

Em 2006 formou-se em fotografia na ONG ImageMagica, onde começou a fotografar no formato pinhole. Participou da exposição Paisagens Periféricas, na Livraria Cultura, (SP / 2010). Em 2011 teve cinco de suas obras adquiridas pela Pinacoteca do Estado de SP, durante a SP-Arte. Em 2012 realizou sua primeira mostra individual, Novas Paisagens, com imagens de pontos importantes e turísticos da cidade de São Paulo. Nesse mesmo ano, participou das mostras coletivas Arte Brasileira Contemporânea, na Estação Pinacoteca, e Artes e Ofícios 1 – Para Todos, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Em 2013, participou da exposição La Construcción de Una Mirada, na República Dominicana e da coletiva Performances da Memória.  Em 2014 participou da exposição A Inclusão na Diversidade, realizada no Museu da Fotografia (Porto, Portugal). Em 2015, da exposição “O Retrato”, organizado pelo Foto em Pauta e realizado no centro cultural Yves Alves, na cidade de Tiradentes, MG. A mesma exposição foi convidada a participar do JFOTO 15, em Juiz de Fora, MG, com curadoria de Fernando Schmitt. Em 2017 participou da coletiva Antilogias, O Fotográfico na Pinacoteca, com curadoria de Mariano Klautau Filho e Pedro Nery, além de Tristes Trópicos, na Mezanino, com curadoria de Daniela Bousso e Renato De Cara.

Work sparte 2017
Work exposic a o oretrato festival de fotografia tiradentesmg 2015
Work ca mera de papela o

Leo Sombra fala da sua participação na coletiva, Performances da Memória, na Galeria Mezanino

Léo Sombra - O Processo de A Bola e O Goleiro

Léo Sombra em exposição na Galeria Mezanino

Exposições individuais

2012 - Novas Paisagens, Galeria Mezanino, São Paulo/SP.

 

Exposições coletivas selecionadas

2017 – Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo/SP.

2017 – Fuga, Verve Galeria, São Paulo/SP.

2017 – Sobre Homens e Ratos, Galeria Aura, São Paulo/SP.

2016 – O retrato, Festival Interfoto, Itú/SP.

2015 – O retrato, Jota Foto 15, Juiz de Fora/MG.

2015 – O retrato - Foto em Pauta, Festival de Fotografia de Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves, Tiradentes/MG.

2014 – A inclusão na Diversidade, Museu da Fotografia, Porto/Portugal.

2013 – La Construicción de una Mirada, República Dominicana.

2012 – Arte Brasileira Contemporânea, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo/SP.

2012 – Processo Amado, São Paulo/SP.

2012 – Paysage, Galeria Mezanino - Aliança Francesa, São Paulo/SP.

Leo Sombra: Um aventureiro sem lente

Gabriel Chacon e Rodrigo Kairala para o Portal Queimando Filme

Texto na íntegra aqui.

 

O Pinhole Day está chegando (27 de abril) e é claro que o Queimando Filme não poderia deixar passar em branco. Neste post vamos mostrar o trabalho de um fotógrafo que se aventurou nessa onda “sem lente” e se deu super bem!

O fotógrafo Léo Sombra (trabalhos disponíveis aqui e aqui) criou algumas câmeras simples usando caixas de papelão, pedaços de madeira e papel. Usando apenas a intuição na hora de construir, as câmeras foram um sucesso demonstrando que a fotografia pinhole é acessível a todos.

Um destes projetos foi usando uma caixa de papelão e uma lata de tinta. Com papel fotográfico dentro das câmeras, as imagens tem um visual bem inusitado e diferente.

Já para o filme fotográfico foi usado um modelo para imprimir e recortar… algo muito criativo e interessante! Alguns modelos neste estilo foram apresentados aqui e aqui no Queimando Filme.

Léo terminou se aventurando em uma pinhole instantânea por ansiedade de ver os resultados! Usando madeira e fita isolante, a câmera foi construída em um suporte Polaroid de câmeras grande formato.

O filme escolhido foi o Fuji FP-100C, que é do tipo peel-apart e não exige equipamentos elétricos como um Polaroid 600 (atual Impossible). O único material comprado além do filme foi o suporte instantâneo para câmeras de grande formato, que já possui os roletes para revelar o filme.

> Acervo fotográfico da Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo/SP.