Favicon 1cb4489fb8f184406263c976f23e6ccba48662de2a4c7065632fd05b7305879a
Aura eduardomontelli

Eduardo Montelli

Porto Alegre/RS, 1989. Vive e trabalha em Porto Alegre/RS.

Mestrando em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS.

"Interesso-me pelo inacabamento, pela investigação permanente e pela fragmentação. Busco explorar múltiplos aspectos inerentes à relação entre identificação, territorialização e apresentação. Elaboro meus trabalhos a partir de leituras, de experiências cotidianas e de memórias pessoais (minhas e de outras pessoas).
Desde 2007, desenvolvo, entre outros, um processo artístico nos espaços do pátio de minha casa, local habitado por minha família há mais de 40 anos na cidade de Porto Alegre/RS. Trabalho com projetos gráficos, projetos para a internet, fotografia, vídeo, texto e instalações."

Recentemente, a Azulejo Arte Impressa publicou o livro "gifs-do-eduardo". É possível adquirí-lo através do site: http://bit.ly/1H6AoXk

Work impressesdiversasdetalhe2
Work fotosimpressaodiversa
Work ibeu2014 24

Um Universo a Mais, 2014

Fundos, 2013

2015 - Transição e queda: proposições para construção de meios, Intercâmbio artístico desenvolvido com Jonas Arrabal e Mayra Martins Redin através da 11ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais.

2015 - Como rasurar a paisagem, Residência artística desenvolvida através do programa Rumos Itaú Cultural de Artes Visuais.

20153ª Exposição Coletiva, Acervo Independente, Porto Alegre.

2014Horizontes Improváveis, Exposição coletiva de gif art com curadoria de Tomás Von Der Osten, Museu da Fotografia - Solar Do Barão, Curitiba/PR.

2014 - A casa dos pais, Exposição coletiva com curadoria de Raphael Fonseca, Casa Contemporânea, São Paulo/SP.

2014 - Reabito, Exposição coletiva organizada pela revista ArteConTexto, Espaço Galpon – Porto Alegre.

2014 - Futurama: Inovação da juventude, Exposição coletiva com curadoria de Ana Zavadil, Museu de Direitos Humanos do Mercosul, Porto Alegre.

2014 - Impressões diversas, Exposição individual, Acervo Independente, Porto Alegre.

2014 Projeto Lacuna, 2ª Edição, Mostra de videoarte, Galeria Alfinete, Brasília/DF.

2014 - Novíssimos 2014, Exposição coletiva, Galeria IBEU, Rio de Janeiro/RJ.

2014Mostra Audiovisual Sem Destino, Mostra coletiva, Pinacoteca Barão de Santo Angelo do Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre.

201465º Salão de Abril, Exposição coletiva com curadoria de Gabriela Motta, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza/CE

2014 - Tempo que se mostra, Exposição coletiva, Atelier/Galeria Jabutipê, Porto Alegre.

2014 Abre Alas 10, Exposição coletiva com curadoria de Marta Mestre e Armando Mattos, | A Gentil Carioca, Rio de Janeiro/RJ.

2014 - Primeiro estudo: sobre o amor, Exposição coletiva com curadoria de Bernardo Mosqueira, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio de Janeiro/RJ.

2013 - Efeitos, Ação coletiva, Vênus-Terra - Teatro Ipanema, Rio de Janeiro/RJ.

2013 - Palavra habitada, Inserção de propostas artísticas organizada pelo grupo de pesquisa p.a.r.t.e.e.s.c.r.i.t.a, coordenado por Elida Tessler, Palavraria Livros & Cafés, Porto Alegre.

2013 - Passageiros, Mostra coletiva itinerante, Museu de Arte de Santa Maria, Santa Maria/RS.

2013 - Inventar uma pele para tudo, Exposição coletiva, Galeria do Instituto Goethe - Porto Alegre.

2013 - II Salão Xumucuís de Arte Digital, Exposição coletiva com curadoria de Ramiro Quaresma, Galeria CCBEU - Belém/PA.

2013 - Temporubato, Projeção de vídeos organizada pelo grupo Or:Be, Jardim Lutzenberger - CCMQ, Porto Alegre.

2012 - Mostra de videoarte Mamute, Mostra coletiva organizada pela Estudiogaleria Mamute, Santander Cultural, Porto Alegre.

2012 - Medida do mundoExposição coletiva, Fundação Ecarta - Porto Alegre.

2012 estar como habitarExposição coletiva, Galeria Virgílio Calegari, CCMQ, Porto Alegre.

2012 - Estimação, Obra em acervo, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

2011 Caverna, Intervenção, Biblioteca da FACED/UFRGS - Projeto Diálogos Abertos - Perdidos no Espaço, Porto Alegre.

2011 - Pequenos Formatos 2011, Exposição coletiva, Atelier Subterrânea, Porto Alegre.

2010 - Orbis terrarum, Fotografia publicada, Revista Investigação n.11, Conexões Artes Visuais, MinC/Funarte/Petrobras.

2010 Alteridades HabituaisExposição coletiva, Galeria do DMAE, Porto Alegre.

2010 - En passant, Exposição coletiva, Fundação Ecarta - Porto Alegre.

2010 - Basta este nadaExposição coletiva, Galeria Lunara, Porto Alegre.

2009 - O PLENO ou O VAZIOExposição coletiva, Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes/UFRGS, Porto Alegre.

Um retrato em formação 

Paola Fabres



[...] Em seu trabalho intitulado Lemonade,  Montelli organiza um sistema apoiado pelas ferramentas virtuais de construção de sua identidade, transmitindo-a através de uma seleção de imagens coletadas e atribuídas por ele mesmo. O universo imagético de signos que é edificado pelo artista é visualizado através do processo de busca de palavras do Google. Ao digitar seu próprio nome no campo de pesquisa, surge um conjunto de referências visuais que o ilustram, sendo esse agrupamento de imagens resultadas da pesquisa o efeito de uma manipulação efetuada pelo próprio artista. 
“Não procuro apresentar uma essência identitária e sim um processo de investigação e de acumulação de múltiplos signos que de alguma forma fazem parte da minha formação como indivíduo e como artista. [...] não procuro signos que dizem respeito apenas a minha experiência individual, mas que sejam, principalmente, da cultura de massa. [...] neste projeto, as noções de autorretrato e de identidade, apesar de fazerem parecer que estou querendo falar sobre a minha identidade como artista e indivíduo, são trabalhadas conceitualmente de maneira problematizadora, questionadora e desconstrutiva”. (MONTELLI, 2013). 
É interessante perceber a associação de seu trabalho com a ideia de retrato. Mesmo não se tratando de uma representação física da sua pessoa, as imagens apresentadas caracterizam sua pessoa e suas indagações como artista. Além disso, Eduardo Montelli se apropria dos meios tecnológicos de hoje para provocar uma discussão sobre a transformação do caráter do indivíduo e da sociedade atual como um todo. 
[...]
(Paola Fabres  - Editora, curadora e designer. Texto completo publicado na edição n.2 de nov. de 2013 da Arte ConTexto, Disponível em: http://artcontexto.com.br/artigo-edicao02_retrato_formacao.html).